quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Insistir ou Desistir ?

A vida tem dessas armadilhas. A gente já tem que se doar para tanta coisa, se arriscar, enfrentar desafios do dia-a-dia, correr atrás do que almeja e ainda tem que decidir se insiste mais um pouquinho ou desiste de algo ou alguém. E quem é que gosta de desistir? Quem se permite a desistir?. Então seguimos a vida insistindo quando talvez o "desistir" possa ser a escolha certa.

Um dia desses eu ouvi "você se diz não evoluída nos seus relacionamentos mas minha querida em se tratando de amizades você é o ser mais evoluído que eu conheço, ele fez tudo aquilo e nem te deu satisfação e você ta aí arranjando desculpas e sempre tentando achar uma solução, desiste". E eu ouvi quase que uma súplica com uma mistura de rancor nessa voz, porque essa é uma amizade que tivemos em comum entre três pessoas mas que só duas dela tiveram comprometimento a outra parte não.

O fato é que eu nunca estou preparada para desistir de uma amizade, na minha concepção, amizade é algo valioso, difícil de se encontrar. E eu não to falando de pessoas do nosso convívio, que a gente gosta de bater um papo, que se vê de vez em quando, que conta piadas, toma um suco com você ou te acompanha numa balada. Eu to falando daquela amizade que quando você está sofrendo e não quer que ninguém mais saiba e se força a colocar um sorriso no rosto o seu amigo te dá a mão e pergunta o que está acontecendo, que você pensa em algo e a outra pessoa ao te olhar já adivinhou seus pensamentos, aquela pessoa que você fala "vem" e em 10 minutos está batendo a sua porta, que te convida para ir a casa dela e não fazer coisa alguma e mesmo assim ser um bom dia. Sabe? Dessas amizades que te completam?

Eu sou uma pessoa muito sortuda nesse quesito, eu tenho amigas de infância que estavam comigo no meu aniversário de 15 anos e permaneceram no meu aniversário de 30 anos, nós temos uma amizade de 19 anos, mulheres que quando se reúnem voltam a ser aquelas adolescentes do passado, não parece mudar em nada e não muda. E não é fácil, você tem que se doar para conseguir algo assim, são personalidades diferentes que se completam. E você pensa que não tiveram ou têm brigas?! É claro que tem, mas uma sempre quer o bem da outra, se há atritos é por querer sempre o melhor para cada uma e é assim que perdura, é insistindo sempre ao máximo.





Tenho uma amizade de 12 anos em que essa minha amiga foi morar no Japão e passou uns 6 anos por lá, poderíamos ter nos afastado? Poderíamos, mas não foi o caso, insistimos. Nos falávamos quando dava pelo msn, sempre querendo saber como estava a vida uma da outra, não era sempre por causa do fuso horário mas deu certo, ela voltou para o Brasil e nada mudou, seis anos longe e vamos para baladas juntas, nos aconselhamos, vamos dar uma corridinha no Parque para espairecer. É uma daquelas amizades que a distância não conseguiu destruir.



E minhas amizades recentes, amizades que caíram de para-quedas na minha vida, que vieram como um presente lindo porque mesmo não sendo uma amizade de muitos anos, tem respeito, tem carinho, tem preocupação, tem sorriso, tem vinhos e histórias. Já temos a nossa história também, não é bacana?



Quanto ao amigo não comprometido em questão, eu sei que deveria desistir mas ainda não estou pronta, porque as pessoas cometem erros e essa foi uma amizade muito intensa, muito bem vivida, que durou com a distância e que infelizmente foi quebrada por um relacionamento em que ele entrou. Eu tento entender os dois lados, o rancor da minha amiga por ele não ter mantido a promessa de sermos sempre amigos e a dele por se afastar para viver uma escolha, viver um amor que nós não entendemos o porque não poderia e não pôde se encaixar com a nossa amizade, mas quem não passou por isso de um lado ou do outro?! Pois é, como ela disse, eu to sempre arranjando desculpas. Mais uma vez, são escolhas que são feitas e que trazem as consequências que muitas vezes pesam, ali, bem pertinho da gente. 

Bom, eu escolhi ser amiga e uma pessoa que quer um relacionamento comigo sabe que vai ter que levar mais algumas pessoinhas junto e, ao meu ver,  é um pedido justo! Porque o Amor pode acabar, às vezes machucar, traz algumas incertezas, euforia, felicidade, sentimentos desconhecidos e é o seu amigo que vai pegar na sua mão e te ajudar a passar por todas essas etapas ou mais feliz ou menos triste, são eles que seguram nossa mão. 

E eu sei que às vezes é preciso desistir, mas será que eu posso insistir só mais um pouquinho? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário