quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fica mais um pouco ...


Ei... não vai agora, fica mais um pouco, ainda sobrou alguns cafunés da noite passada. Quero falar sobre a minha mania de ficar sem graça toda vez que seus olhos encontram os meus, do calor que toma meu corpo no momento em que sua mão toca o final das minhas costas, dá felicidade que é poder encontrar um sorriso despretensioso em seu rosto, de como é bom ao acordar sentir sua presença, encostar no seu corpo.

Devia te contar como me encanta a paz que vejo em seu rosto ao acordar, do poder entrelaçar pernas e dedos tentando sem sucesso mandar a preguiça embora e te agarrar mais forte. Dos beijos demorados, longos, sem pressa de acabar. Do peso na medida certa que você proporciona ao meu corpo que prende numa liberdade infinita.

Fica mais um pouco, sem eu ter que precisar pedir, implorar com o olhar. Fica porque você também não quer tirar os seus olhos dos meus, os seus lábios dos meus. Que você sabe que a porta está lá aberta se precisar, mas que ainda assim prefere me abraçar a se soltar. Me faz rir com as suas histórias e bobagens, me deixa escutar sobre o seu dia a dia, sobre a sua vida.

Se prometer ficar eu faço um café para dois e te falo sobre todas aquelas bobagens que me aflige, de todos os medos e receios, de toda dor e de toda alegria que me fizeram chegar até aqui, que me fizeram esbarrar em você. De todas as surpresas boas da vida, de todas as viagens perdidas e das aventuras vividas.

Chega mais perto, não precisa ter pressa, nossas vidas já são tão corridas, então porque não se deixa levar pelo momento?. Descobre todas as linhas na palma da minha mão, descobre quanto tempo tenho para viver essa paixão, quanto tempo ainda resta para vivermos essa paixão. Me surpreenda com contos de como será o meu destino, do nosso destino. Me deixa poder te surpreender com tudo o que eu vejo, com todas as possibilidades de um futuro bom.   




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ele vai chegar ...

 

Ele vai chegar assim, sem avisar, de mansinho e fazer com que você fique exposta mais uma vez, pela última vez. Seu olhar vai pousar no dele e tudo pelo que já passou, sofrimento, angústia, chateação, desilusão vão dar lugar a um sentimento terno, uma tranquilidade inebriante. Não vai ter um jantar a luz de velas ou um passeio elaborado ou champanhe, serão apenas vocês dois sentados num gramado, se descobrindo com conversas e risadas com uma ligeira impressão de que já se conhecem a anos.

E Ele vai se encantar com o seu sorriso, com as suas palavras e vai te roubar um beijo, intenso, daqueles que te tira o folego, que te faz viajar, que te deixa querendo mais e mais e mais. Um beijo carinhoso, sincero, de entrega. E você vai sentir seu rosto arder em rubor e encanto, vai ter a certeza de que são esses beijos que farão parte da sua rotina, do seu bom dia, de matar a saudade, de mandar embora a tristeza, no quarto, na sala, em cima da mesa.

Dizem por aí que Ele chega quando não estamos esperando, sorrateiro enquanto estamos distraídos e provavelmente quando estamos felizes com a gente. Felizes com a nossa vida, com todas as cicatrizes, com todas as nossas bençãos. Porque quando estamos felizes, somos felizes não precisamos de alguém para nos completar e sim para somar a felicidade, para andar lado a lado, para nos dar alguma luz nas dificuldades e trocar sorrisos nos momentos que fazemos ser únicos em nossas vidas.

Então prepare bem o coração, a mente, o corpo. Manda tudo que te impede de ser feliz, para longe. Seja feliz primeiramente com você e deixe a porta aberta, assim como quem não quer nada, pode deixar as janelas também, vai que Ele gosta de desafios. Eu acredito que Ele sempre ronda a nossa porta, não acredito na outra metade da laranja ou na tampa da panela, mas sim em pessoas diferentes que se somam, que te faz vivenciar experiências novas, que te faz ter perspectivas novas, que te tira da sua zona de conforto e o problema é que muitas pessoas preferem uma zona de conforto a fechar os olhos e se jogar, se entregar de verdade sem medos ou receios.

Esteja preparada, esteja preparado porque quando Ele, essa pessoa incrível, o Amor chegar, você estará com os portões abertos e não lotado de cadeados. Por isso se cuide primeiro, se ame primeiro, tenha você em primeiro lugar, quando se está confortável com o que você é e o que você tem, aí sim, você estará preparada, preparado para ser a soma na vida de alguém.  


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Seja Eterno


"Alice: Quanto tempo dura o Eterno?
Coelho: Ás vezes, apenas um segundo"

É impressão minha ou o Eterno vem durando, sempre, muito pouco ultimamente? Tudo bem que ele dure um segundo, duas ou três vezes, mas sempre?!. Eu não sei como está sendo isso na vida de vocês, mas na minha tem sido muitos Eternos de pouquíssimos segundos ultimamente. Eu não sei bem o que fazer para que ele dure pelo menos umas duas horas, porque aí somando tudo talvez eu conseguísse uns dois dias de Eternidade.

Você coloca sua melhor roupa, passa horas antes disso tentando descobrir qual é, se perfuma, se maqueia, cria expectativas, pensa em mil assuntos que possam conversar para não deixar a noite monótona, sem graça e tcharaaammm... o seu Eterno durou provavelmente uma hora e meia das mais chatas, com a cara não muito agradável e com pouquíssima paciência seguida de respostas monossilábicas.

Tem alguns Eternos que duram meses, anos até eles descobrirem que não podem ou não querem ser o seu Eterno naquele momento e fecham a porta na sua cara como se não tivessem vivido uma história ou ao menos te conhecido. E eu queria mesmo entender como algumas pessoas conseguem em um minuto falar Eu te amo e no minuto seguinte esquecer seu nome, telefone e endereço, e muitas das vezes até sua fisionomia.

Outros Eternos esquecem que ter atitude não é exclusividade do outro, que mostrar interesse faz parte do jogo, que querer estar perto, propor uma saída ou um filminho a dois mantém a chama acesa, ligar para saber como o outro está e falar um pouco sobre o seu dia, ser presente, tanto quanto o outro é deveria fazer sentido para as duas partes, senão, porque ocupar o lugar ao lado dessa pessoa, porque perder tempo e fazer perder tempo?!. E esqueça, pois mostrar desinteresse não vai deixar você mais charmoso ou irresistível aos olhos do outro, vai te fazer apenas um Eterno ruim de pouco mais de quatro segundos.

Ir atrás de um Eterno tem sido em sua maioria das vezes cansativo, entediante. Algo tão bonito e que deveria ser mágico vem perdendo o valor. Se doar, tentar fazer que dure muito mais que um tilintar de taças tem sido um desafio constante, eu diria que vem perdendo até para uma soneca da tarde. Por que não ser a soma na vida de alguém? Por que tanto medo de se entregar, de andar por aí de peito aberto, de demonstrar, de ser verdadeiro com os próprios sentimentos? Por que temos que maquiar tudo?.

Eu, sinceramente, não vejo problema nenhum que dure um segundo, quando o Eterno mesmo que tão pouco seja incrível. Seja um Eterno que tenha respeito, alegria, bom humor, sorrisos, admiração, intensidade para dar. Seja doce, amável, gentil na vida de alguém. Se você se propõe a encontrá-lo, seja o melhor, dê o seu melhor. Quem sabe você seja um Eterno com muito mais que alguns segundos na vida de alguém.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A impotência do silêncio


Eu estava aqui tentando criar coragem para falar sobre o assunto, mas o achava importante e sério demais para falar sem o devido conhecimento. Mas quando o problema começa a bater na nossa porta fica difícil evitar, ficar apenas adiando. Quando você sente na pele o medo de perder alguém para uma doença tão silenciosa, tão injusta, tão covarde, que muitas vezes não te dá nenhuma pista de que está lá ao seu lado ou quando as pistas entregues á você só parecem fazer sentido quando já é tarde demais, você pensa que talvez pode ajudar algumas pessoas, no meu caso, com palavras ou uma frase que faça sentido naquele momento para alguém ou apenas como forma de dizer que eu estou aqui, que a sua família está aqui, então por favor se abra, fale, converse, não se entregue de maneira alguma a depressão.

O empurrão para que escrevesse o texto surgiu quando a palavra "depressão" começou a aparecer muitas vezes no meu dia a dia, vezes até demais. Logo depois que uma amiga se abriu comigo e veio me contar que uma pessoa bem próxima a ela havia cometido suicídio. E o meu coração gelou, sabe porquê? Porque duas pessoas que eu amo muito, duas grandes amigas passaram por isso, uma delas ainda está passando e eu não pude fazer absolutamente nada, e sabe o que é pior? O sentimento de impotência, porque não foi uma escolha que eu fiz, não foi por não querer, foi por não ter ideia nenhuma do que estava acontecendo com elas. Eu só fiquei sabendo quando já poderia ter acontecido o pior, depois delas já estarem fazendo o tratamento.

Por isso eu falo que essa doença é silenciosa e covarde, pois nós não percebemos o que está acontecendo se a própria pessoa não se abrir, não falar. Quando eu cheguei a imaginar que uma das minhas amigas pudesse estar entrando numa depressão, ela já estava lá, e o mais desesperador foi ouvir da boca dela "Ju eu falava tudo aquilo que eu sabia que você queria ouvir, que todos os outros queriam ouvir porque assim eu me livrava de vocês, eu podia voltar e deitar na minha cama, para o meu sofrimento porque por hora vocês não iam me incomodar". E quando eu comentei sobre um livro que havia lido que falava sobre o assunto e que falava que haviam sites que ajudavam pessoas a cometer o suicídio, eu fiquei mais chocada ainda quando ela falou "eu sei, eu vi, são bizarros e a facilidade que você tem para encontrar é muito grande". Vocês conseguem entender que naquela hora eu me dei conta de que ela foi pesquisar sobre isso? que ela achou esses sites e no que ela poderia estar pensando em fazer?. 

Eu a conheço a anos e achei que saberia quando alguma coisa estivesse errada, eu não soube, e não foi apenas com uma, foi com duas delas e a sensação de impotência é absurda. A minha amiga dizer que se sentia culpada pela amiga ter cometido suicídio, que ela poderia ter feito mais, ter insistido mais em saber como ela estava, que ela podia ter visitado mais, me fez pensar que eu poderia estar ali, na mesma situação, me lamentando e sentindo tanta culpa quanto ela. Eu queria poder mostrar para ela, que provavelmente não adiantaria, porque foi uma escolha feita pela outra pessoa, mas será que não adiantaria? Será que ela poderia ter feito algo a mais?. Infelizmente eu não sei dizer e ela não saberia também e por isso a culpa.

Algumas pessoas, infelizmente, talvez por falta de conhecimento ou por falta de tato e sensibilidade, eu não saberia dizer, não acreditam na doença, acham que é fraqueza da pessoa ou invenção ou "falta do que fazer", para essas pessoas a única coisa que eu posso dizer é que eu espero sinceramente que ela nunca bata a sua porta. Você consegue pelo menos imaginar a dor que o outro está sentindo, uma dor tamanha que o faz pensar em desistir da própria vida?! Eu não consigo imaginar o que passa na cabeça de uma pessoa, o que ela está sentindo que a faz pensar que a única opção que ela tem é desistir dela própria.

E você? Dá a devida atenção para a pessoa que está ao seu lado? seu companheiro? sua filha? seu amigo? seu primo? sua tia?. Você saberia dizer se algum deles precisa de ajuda?. É incrível mas todas as pessoas de quem eu ouvi falar que tiveram a depressão eram pessoas alegres, divertidas, auto astral e quando chegaram a cometer o suicídio a maioria das pessoas ao seu redor não acreditaram que seria possível, que uma dessas pessoas poderiam chegar tão longe ou que tivessem algum problema. As minhas amigas são incríveis, brincalhonas, sorridentes, inteligentes, formadas e mesmo assim passaram por isso, mas graças a Deus de alguma forma conseguiram buscar ajuda. Estão fazendo tratamento e no que eu posso ajudar, eu ajudo, mesmo que seja passar uma madrugada inteira conversando, fazendo as rir, dando conselhos, visitando, mandando mensagens e ali me perguntando angustiada se está tudo bem mesmo, se elas estão falando a verdade, se estão mesmo se cuidando e se tivesse algo errado novamente, se elas me procurariam.

A depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. É uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente que produz uma alteração do humor, caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Existem fatores genéticos envolvidos, que podem ser provocados por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas, consumo de drogas lícitas e ilícitas, certos tipos de medicamentos. São alguns sintomas da depressão: alteração de peso (perda ou ganho), distúrbio de sono, problemas psicomotores (agitação ou apatia), fadiga ou perda de energia constante, culpa excessiva (sentimento de inutilidade), dificuldade de concentração, ideias suicidas, baixa autoestima, alteração da libido.

Então, se você acha que alguém próximo está passando por isso, estenda a sua mão, mostre que você está lá e que ela pode contar com você, procure ajuda para essa pessoa. E se você está passando por isso saiba que você tem escolha sim, que muitas pessoas te amam e estão prontas para te ajudar, peça ajuda, se comunique, pode estar difícil agora, mas quando temos pessoas especiais ao nosso lado tudo se torna mais fácil de superar, de aguentar.

Não desista de você.      




quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Você tem que Superar


Superação, como eu tenho ouvido essa palavrinha ultimamente e como eu a tenho usado ultimamente, parece que nossa vida é um eterno jogo de quem supera mais, de quem consegue se reinventar mais rápido, mudar o ruim para o ótimo num piscar de olhos, ultrapassar todos os limites, se recuperar de tudo e de todos.

Eu tenho que superar a frustração de um emprego que não me faz feliz, eu tenho que superar a surpresa de levar um pé na bunda de um relacionamento que eu imaginava ser e estar maravilhoso, eu tenho que superar o sentimento de fracasso ao não passar naquela prova em que eu estudei e me esforcei tanto, eu tenho que superar todas as expectativas que coloquei naquele encontro e que foi horrível, tenho que superar não ser nada boa em cozinhar, tenho que superar alguns vícios, tenho que superar a traição de um "amigo" de um "amor" daquela pessoa especial aos meus olhos e a tantos anos ao meu lado, tenho que superar a dor da perda ou a dor de descobrir uma doença, eu tenho que superar.

Eu espero que depois de tanta superação nós possamos ganhar muitos pontos e convertê-los numa forma de compensação por passar por tantos obstáculos, tantas quedas e joelhos ralados e finalmente Superar, algo novo, todo santo dia. Você não se sente como um super herói só que sem uma capa para você poder se vangloriar por aí?! Eu não tenho muitos problemas com isso porque o meu super herói preferido não tem capa, ele fica bem bravo, enorme e verde e sai batendo em todo mundo vestindo só uma calça rasgada, o que é perfeito para mim e para os meus problemas que são enfrentados no mesmo estilo, cara feia e socos.

Ter que ir um pouquinho além todos os dias é cansativo sim, mas te deixa mais forte para a vida. Pode demorar alguns dias, alguns meses, mas não é um alívio quando essa danada da superação bate a sua porta?. Quando você consegue passar por todas as expectativas furadas, por alguns sofrimentos e calar a boca daqueles que estão sempre por perto para falar que você não vai conseguir. Por que é impressionante como essas pessoas estão em todo lugar, só esperando um escorregãozinho de leve.

E se você ainda não superou, não se preocupe vai acontecer. Como eu sei? Porque se você está preocupado com essa resposta é porque você não desistiu, porque você está lutando e você não vai parar até conseguir alcançá-la e o cara bravo, enorme e verde vai poder parar de dar socos por aí e sorrir e você acaba descobrindo que sempre aprendemos alguma coisa com tudo o que passamos. Eu só me pergunto quando é que vai acabar tanto aprendizado, aposto que você também!.

Tenha coragem, tenha fé, escolha viver, se reinventar, mudar o que não te deixa ser feliz. 
Lute, sempre. Se supere todos os dias.