quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mulher de verdade


Peguei meu salto quinze e meu vestido preferido e coloquei em cima da cama, decidi em cima da hora que deveria sair, espairecer, estava merecendo umas cervejas, rodopiar nos braços de alguém, sorrir um pouco. Quem disse que uma mulher não pode sair sozinha?. Tem melhor companhia no mundo que você mesma?. Fiz uma maquiagem simples, infelizmente não tenho o dom de muitas por aí que conseguem disfarçar aquele defeitinho ou defeitão. Meninos minha vó sempre dizia:

_ Quer casar com uma mulher? Derrube ela dentro de uma piscina antes, se gostar do que sair de lá de dentro aí você pode casar.

A noite estava agradável e o local também, muitas pessoas animadas, dei uma boa olhada no ambiente, a música estava no volume perfeito, peguei uma bebida e fui para a pista dançar. Olhos fechados, a música invadia todas as partes do meu corpo, era conhecida, as pessoas cantavam juntas o refrão e o DJ abaixava para curtir o momento. Dancei com um, dois, três, quatro homens muito simpáticos que entenderam que eu estava ali só para dançar, me divertir.

Fui ao banheiro, aquele mar de mulheres se olhando no espelho, tirando selfies com as amigas ou tentando manter as bêbadas em pé, conferindo se o decote ainda estava no lugar ou se a saia não estava mostrando demais. E conversavam, banheiro é um lugar ótimo de se fazer amizade e de ouvir as histórias mais loucas. No canto ao meu lado duas mulheres conversavam e retocavam a maquiagem.

_ Ele me deixou, era "independente" demais para o gosto dele.
_ Eu não entendo esses homens, reclamam se a mulher depende deles para tudo, se não dividem a conta, se não tem um carro para ir visitá-los e tem que te buscar em casa e reclamam se você é "independente" demais, eles tem uma tabela? Independente demais não servem, de menos não servem, independentes perfeitas, essa aqui sim.
_ Homem tem medo de mulher independente, da que sai mesmo ele dizendo que não quer ir, que tem amigas e vão para um bar beber e conversar, que conseguem pagar as próprias contas, eles tem medo de Mulher de verdade. Você não acha?

A ruiva com sardas no rosto virou para mim, com tal indagação. Olhou bem para mim e ficou esperando a resposta. 

_ Sou suspeita para falar, vim numa balada sozinha porque achei que devia me dar um dia de diversão, devo ser das "independentes demais".

Todas começamos a rir, saímos do banheiro, conversamos, dançamos, bebemos e sorrimos o resto da noite. E homens, não se enganem, quando mais de duas mulheres se juntam é para falar "mal" de vocês, não tem nada mais libertador e relaxante que colocar para fora tudo o que vocês fazem de irritante, todas as conversas furadas, todas as canalhices, foras e saber que não acontece só com a gente. E claro, ouvir as histórias legais que deram certo, de homens maduros que não se intimidaram, histórias que nos faz acreditar que tem muito homem por aí que vale a pena, que quando uma mulher de verdade entra na vida dele, ele agarra e não deixa ela pensar em fugir.

_ Júlia, mas e o que fazemos enquanto esse tal cara não aparece?

Vivemos a vida da melhor forma, viajamos, saímos com as amigas, nos divertimos, bebemo,s porque as melhores histórias acontecem quando decidimos não esperar pela pessoa certa para fazer tudo isso, nós nos tornamos a pessoa certa e vamos em busca de tudo o que nos faz vibrar. E assim, quando alguém que valha a pena não quiser deixar você ir, não se preocupar se você ganha mais, se é "muito independente", se faz o que está com vontade, se fala o que quer e assume cada palavra, se gosta de saia curta ou um belo decote, se essa pessoa mesmo assim não quiser te soltar, você deixa ele participar de todas as próximas aventuras ao seu lado, caso contrário, mande ele para a puta que pariu e vá ser feliz, porque a vida é muito curta e as possibilidades infinitas. 


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nunca espere nada de ninguém ...


É difícil saber que nunca se pode esperar nada de ninguém e o mais difícil ainda é sempre fazer o melhor ou pelo menos tentar fazer o melhor e saber que não se pode esperar nenhum tipo de retribuição por isso. E é justo, porque o outro também não pediu pelas suas atitudes, em nenhum momento exigiu de você que você fosse como é.

Ser uma pessoa que se preocupa, que estende a mão sempre, que tenta deixar a vida das pessoas mais agradável, tirar um sorriso no caos, dar um abraço quando falta forças, esquecer dos próprios problemas para apoiar o sofrimento alheio, muitas das vezes é solitário, pesa inimaginavelmente num mundo em que as pessoas gostam muito de ganhar, mas pensam duas, três vezes antes de dar algo.

Já me peguei várias vezes triste por ter feito algo e não ter recebido uma retribuição quando também precisei, já me perguntei várias vezes porque continuar se a maioria das pessoas só se importam com elas mesmas, porque perder tempo tentando ajudar, achar um caminho, se importar, dar conselhos, enxugar uma lágrima ou uma cachoeira de lágrimas, sair de casa de madrugada por causa de um chamado, quando do outro lado só vem solidão.Porque então?.

Eu também não sei, queria muito saber a resposta e o mais importante, queria poder parar de me importar, mas não consigo e depois de um tempo, que a poeira baixa, que tudo parece ir voltando para o seu devido lugar, nem sei se deveria querer parar de me importar, porque é quem eu sou, como sei lidar com as coisas. 

Uma vez eu reclamei com uma amiga: 

_ Se eu não ligar, se eu não marcar, se eu não falar nós nunca nos veríamos, não teria mais amizade, nossa turma nunca se reuniria, porque qualquer um pode fazer e ninguém faz. 

E ela simplesmente falou:

_ Você ta certa, você é a cola que nos deixa sempre unidos, se não fosse você provavelmente não teria mais amizades, é pesado, é um fardo, mas acho que todo grupo tem uma Júlia, todo grupo tem sua cola especial, ou você aceita ou nunca teremos mais essas reuniões incríveis e graças a Deus temos nossa cola e ela ainda não desistiu.

Quando você para para pensar, ser a cola foi uma opção sua, você poderia ter desistido e porque não desistiu?. Provavelmente devida a importância daquelas pessoas na sua vida, o que nos faz pensar que todos tem a sua função, sua importância e talvez todos estejam se perguntando se deveriam desistir de suas funções também, mas não desistem ou talvez sim, é a vida, e ela ta cheinha de escolhas para você fazer.

E você pode escolher não se importar, ou pode escolher fazer a diferença na vida de alguém. Você pode escolher dar um abraço quando falta forças, ou deixar a pessoa cair no chão. Você pode escolher tirar um sorriso no caos ou deixar que o caos engula aquela pessoa. Você pode esquecer dos próprios problemas para apoiar alguém em seu sofrimento ou pode se importar apenas com você. Eu escolhi me importar, eu sou aquela pessoas para quem os outros contam seus problemas, pedem conselhos, chamam de madrugada para ajudar e decidi não me importar com retribuições. Porque você já parou para pensar na sua importância na vida de quem em meio a dor lembrou o seu nome e sabia que é você quem ela pode confiar?!.




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

De Alma lavada


E o sol se fez presente dentro do meu quarto, começou acanhado, mas logo mostrou para o que veio e eu que não poderia perder a chance já que os dias passados foram só de chuva, me espreguicei bem, fechei os olhos e mentalmente criei coragem para largar a cama e ir tomar um banho bem geladinho para despertar e aproveitar o dia. Peguei o liquidificador, bati um suco bem gostoso, respirei fundo e imaginei todas as coisas boas que poderia fazer no dia.

Cheguei ao Parque da cidade, coloquei meus fones e fui caminhar. Não sei vocês, mas essa é a hora em que mais "viajo" em pensamentos, que tudo vem a mente, tudo que vivi e tudo que espero viver. É a hora em que faço todos meus planejamentos mentais, a hora que julgo todas as decisões que foram tomadas e as que pretendo tomar. Algumas pessoas fazem isso no banho, eu faço ao som do 5 a seco e com uma paisagem linda ao meu redor.

As pessoas passam por você e nem imaginam o turbilhão de sentimentos, pensamentos que estão passando pela sua cabeça. Olho para o rosto de algumas e até tento decifrar, já algumas são tão transparentes que conseguimos ver a felicidade, a tristeza, a angústia, o amor, o desejo estampado ali em seus rostos. É uma horinha, ali, do meu dia que eu tiro para pensar na minha vida e olhar as pessoas, isso mesmo, olhar as pessoas, nesse nosso dia a dia tão corrido esquecemos de olhar para as pessoas, de oferecer um sorriso, uma ajuda, tem gente que consegue transmitir paz só com o olhar e a gente perde essa magia todo dia.

E a alma fica mais leve, a mente fica mais leve, o corpo fica mais leve e faz um bem danado. Se eu pudesse dar um conselho, seria para que todo mundo tirasse uma ou duas horas do seu dia para fazer uma caminhada, andar de patins, ir a uma academia, andar de bicicleta porque além de fazer bem para o corpo faz bem para mente, e claro, ter contato com as pessoas, olhar nos olhos, sorrir, estender a mão, conversar ou apenas transmitir paz. Faz bem para você, faz bem para mim e com certeza para quem recebeu seu sorriso. Isso sim, deveria ser um costume e provavelmente evitaria muitos infartos por aí.

E cantarolando "Tão raro de se ver, param pra dizer. Para eu ser feliz para lá. Peraí, o que é que há? Quero ver quem vai me impedir de sorrir do Pari até o Pará" , o sol esquentando minha pele, pessoas de todos os "jeitos" passando, bichos correndo ou voando, eu vou lavando a minha alma para esse ano que me espera e que "acabou de começar", pensando que só faltou uma cachoeira pelo caminho, mas que tudo se arruma, se não foi hoje, amanhã será ou depois ou depois ou depois. 


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Mágoa passou ...


Hoje sentada na cama me dei conta de que a mágoa que eu carregava em meu peito não estava mais lá, depois de tanto tempo, estava tudo mais leve, coração e alma. Percebi que não sentia mais tristeza ao lembrar de nós dois, que consegui lembrar com um sorriso tudo de bom que aconteceu e sem amargura tudo o que poderia vir a acontecer. Hoje eu entendo que não teria dado mesmo certo para nós dois.

Eu nunca mais olhei ao passar de carro na direção que eu sempre te via, nunca mais procurei saber se você estava lá. Não corro mais para a janela toda vez que ouço uma buzina igual a sua na esperança de que você estaria lá de braços abertos pedindo para eu abrir meu portão e você entrar. Não ouço mais músicas tristes para tentar curar uma dor sufocante, não, agora eu as ouço apenas por sua beleza. E quando você liga de madrugada ou manda mensagens meu coração não acelera na expectativa de você dizer que está com saudade, que fez merda e quer voltar.

Hoje eu saio com as minhas amigas e você não é mais o tema das minhas conversas, não tem choros depois de várias taças de vinho, só sorrisos, gargalhadas. Se aparecer de surpresa não haverá mais sorrisos sem graças e até mesmo, sem surpresa, não vou ficar sem jeito com o seu olhar tentando encontrar o meu. Não rezo mais baixinho tentando entender, não rezo mais baixinho pedindo para você voltar, rezo baixinho agradecendo por ter conseguido suportar e por todas as pessoas que estiveram lá ao meu lado.

Não me importo mais quando se conheceram, se estávamos juntos ou separados, se ela era alta ou baixa, se era loira ou morena, quem sabe ruiva. Não me importo se ela passa a mão pelos seus cabelos ou se beija a sua boca, nem mesmo se ela vê no seu sorriso toda a alegria que eu via. Não me importo se você se declara com músicas e a pega para dançar, se te deixa bilhetinhos para que você possa encontrar. Se ela se dá bem com a sua família como eu costumava me dar, já não me importa, não mais.

Eu fiquei magoada por tanto tempo, me senti sufocada por tanto tempo, fiquei amarga por tanto tempo, perdi pessoas boas por tanto tempo que já não conseguia mais me reconhecer, até que me dei conta de onde errei, te amei bem mais que a mim. E quando nos damos conta dos erros e de que somos bem mais importantes que qualquer pessoa, que qualquer possível amor, acabamos achando uma saída. E eu achei a minha saída, me amar bem mais que a qualquer pessoa que esbarrar em mim.

E hoje, sentada na minha cama me dei conta de que aquele Amor não incomoda mais, que aquela mágoa finalmente passou, que você finalmente passou...