quarta-feira, 21 de junho de 2017

Olhe mais para o Outro


"Tem gente que pede socorro fazendo silêncio", ás vezes, com uma simples mensagem, um ar desanimado, negando um sorriso que nunca havia negado antes, não atendendo uma ligação ou abrindo uma porta... São tantos os "não" sinais e será que você realmente está interessado? Será que você está mesmo prestando atenção em quem está ao seu lado em casa, no trabalho, na mesa do bar, na sala de aula?!.

Uma imagem no status de uma conhecida me chamou a atenção ontem a noite. Nela dizia "To legal", com uma pessoa visivelmente triste e esgotada sentada a uma mesa e que levantava a mão com um "jóia" para mostrar que estava "legal". Não sei porque resolvi enviar uma mensagem e perguntar se estava tudo bem com ela e para a minha surpresa em ver que aquela intuiçãozinha estava mesmo certa ela me respondeu "não", que não estava bem, que não tinha inteligência emocional para lidar com algumas coisas que estavam acontecendo e que queria ser sempre "otimista e positiva" como eu, mas que não conseguia.

Ah se ela soubesse não é mesmo?. Bom, na verdade ela soube, soube que eu também sofro, que choro e que muitas vezes carrego dores sufocantes aqui dentro. Ser alegre, otimista, positiva não nos blinda do sofrimento, talvez só mude nossa visão daquilo tudo, mas dói tanto quanto dói no resto das pessoas. E como eu disse para ela "se eu não for otimista quem mais vai ser nesse mundo que parece estar virado ao avesso?". E ainda assim, mesmo sofrendo, prefiro postar coisas bacanas, interessantes, engraçadas ou amorosas para que anime a pessoinha que está ali do outro lado, talvez sofrendo também, mas que pode encontrar um alívio numa postagem de Bom dia ou que consiga sorrir numa dessas engraçadas. Quem sabe não é mesmo?. 

E o que eu espero ter deixado bem claro também é que apesar de não postar meus sofrimentos, minhas dores, tenho sempre com quem conversar e espero que ela também, porque o que não pode é ficar guardando rancor e tristeza dentro da gente, "para isso servem os amigos, a família, um irmão, seus pais, seu melhor amigo", sentar e desabafar de vez em quando é preciso, mas com as pessoas certas, que se interessam, que se preocupam e fiquei disponível para quando ela precisasse. E isso vai ser sempre uma característica boa minha, ouvir as pessoas, estar disponível. E você? está disponível para o outro?.

Pergunto isso porque por estar sempre disponível muitas pessoas me procuram para desabafar e pedir conselhos (meio loucas né? confiar nos meus conselhos rs), mas sabe o que eu percebi? A maioria não está disposta a ouvir também. Falam, desabafam, tem a ajuda de que precisam e vão embora sem ao menos perguntar "Ei, Júlia e você? está bem?". Não é uma reclamação e sim uma percepção das coisas, quer ver?. Quantas vezes você perguntou para a pessoa que geralmente você conversa, desabafa, pede conselhos, como ela estava?. Eu sei, você estava cheia de problemas, cheio de angústias, não conseguia pensar em nada além disso. E quantas vezes, depois que você se sentiu melhor você voltou na pessoa e perguntou se ela precisava de algo? se estava tudo bem?. 
Pois é.

A gente costuma dar valor apenas a nossa dor e não a dor das outras pessoas. Quantas vezes você viu uma mensagem no status do seu whatsapp que achou estranha, que a pessoa poderia estar mal, mas você deixou para lá? Ou deixou para perguntar amanhã, um amanhã que nunca chegou?. Eu tento não postar a minha dor porque eu me considero uma pessoa muito sortuda em tudo, trabalho, família, amigos, o amor da lá um certo trabalho, na verdade muito trabalho, mas não podemos ter tudo perfeito, então tento não me queixar o que também é difícil, nem sempre nos damos conta de como temos quase tudo enquanto outras pessoas tem quase nada.

O que eu to tentando dizer é ... Sinta mais o outro, se preocupe mais, estenda mais a sua mão, seja solidário, abrace mais, beije mais, não deixe de mostrar o que sente, mas deixe o outro mostrar também o que ele sente, ouça mais, sorria mais. Se a gente fizesse isso saberíamos que nossos problemas são quase nada comparado ao do outro. Eu falei para a moça do status que eu era otimista e positiva sempre para ver se atraía mais coisas boas para a minha vida e quem sabe você atraia para a sua vida também?. Seja a sua luz, mas seja também a luz no fim do túnel do outro. Ultimamente ouço tantos "E se ... eu tivesse visto antes, eu tivesse falado antes, eu tivesse demonstrado antes..", e raramente um "Segura a minha mão, eu to aqui". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário